Plano de revitalização do tecido urbano em pedra granítica em ruínas,
degradado ou abandonado, repovoamento e desenvolvimento
do concelho de Sátão.
Meios | Motivos | Objectivos |
NOTA: Este plano está em manutenção e sendo assim o que ler hoje pode estar alterado amanhã.
No contexto de planeamento urbano, revitalização é um termo que se refere a processos de reconversão de espaços urbanos abandonados, subutilizados ou degradados mediante a sua recuperação onde se subentende uma intervenção sobre um espaço urbano degradado ou abandonado, com substituição parcial ou total do património urbanístico existente, introduzindo novos elementos estruturantes.
Os processos de revitalização de áreas degradadas têm, em geral, como objetivo principal declarado, cativar o repovoamento, incrementar a densidade populacional e de ocupação, de modo a promover a reconstrução e a reutilização da infraestrutura e equipamentos urbanos intervencionados e ou os já existentes.
Objetivos colaterais (melhoria da qualidade de vida, sustentabilidade ambiental, aumento da coesão social, etc.) podem também ser tidos como muitíssimos importantes.
Em qualquer caso, costuma-se recorrer ao planeamento integrado, para compatibilizar os diferentes interesses: atividades produtivas, habitação, lazer, circulação e assim por diante dos espaços renovados ou requalificados.
Organograma do projeto
Qualquer projeto é normalmente definido como um empreendimento, envolvendo os meios, os motivos e os objetivos.