Princípios de sustentabilidade
Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema.
A sustentabilidade é alcançada através do desenvolvimento sustentável, definido como um desenvolvimento que satisfaça as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.
A construção sustentável associada a um edifício habitacional possibilita a minimização dos impactes ambientais e a redução de custos associados à manutenção/conservação e operação de um edifício, onde a qualidade de vida seja programada para o hoje olhando para o amanhã.
Qualidade de vida exige prover infraestrutura - de habitação, transporte, bens essenciais como água e luz - e promover trabalho, lazer, igualdade social, democracia, cultura.
Este princípio tem 3 diferentes dimensões: económica, ambiental e social.
Relativamente à vertente económica, o enunciado princípio defende a auto-suficiência financeira das ORU. Isto significa que o investimento com as ORU deve ser recuperado dentro de um período de tempo razoável.
Na vertente ambiental este princípio reitera a importância de requalificar os espaços verdes, sensibilizar para a utilização de energias renováveis, promover a eficiência energética dos edifícios públicos e privados, etc.. No fundo, o que se pretende é uma melhoria ambiental substancial no ambiente urbano da ARU.
Por último, mas talvez com maior relevo, temos a vertente social.
O objectivo primordial deste princípio, na sua vertente social, é atrair a população para os espaços reabilitados e, consequentemente, criar as condições necessárias ao aumento do tecido urbano desses mesmos espaços, quer num movimento de fora para dentro (procura de habitação e fixação), quer num movimento de dentro para fora (abertura desses espaços ao resto da cidade), por forma a conseguir maior coesão social.