Translate this Page
ONLINE
3


Partilhe esta Página


 


Revitalização - Princípios de sustentabilidade
Revitalização - Princípios de sustentabilidade

 

Considerandos Cronograma Desafios e oportunidades Diretrizes Divulgação

Envolvimento UE

Envolvimento Camarário
Envolvimento Governamental Envolvimento Geral Envolvimento empresarial Evolução do plano Incentivos governamentais Investimento Levantamento urbano
Objetivos Parcelamento agrícola Perfil do plano Princípios de sustentabilidade Publico alvo Qualidade de vida Questões
Turismo   Apresentação total projeto     União europeia

 

Princípios de sustentabilidade 

 

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema.

A sustentabilidade é alcançada através do desenvolvimento sustentável, definido como um desenvolvimento que satisfaça as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.

A construção sustentável associada a um edifício habitacional possibilita a minimização dos impactes ambientais e a redução de custos associados à manutenção/conservação e operação de um edifício, onde a qualidade de vida seja programada para o hoje olhando para o amanhã.

Qualidade de vida exige prover infraestrutura - de habitação, transporte, bens essenciais como água e luz - e promover trabalho, lazer, igualdade social, democracia, cultura.

 

Este princípio tem 3 diferentes dimensões: económica, ambiental e social.


Relativamente à vertente económica, o enunciado princípio defende a auto-suficiência financeira das ORU. Isto significa que o investimento com as ORU deve ser recuperado dentro de um período de tempo razoável.

Na vertente ambiental este princípio reitera a importância de requalificar os espaços verdes, sensibilizar para a utilização de energias renováveis, promover a eficiência energética dos edifícios públicos e privados, etc.. No fundo, o que se pretende é uma melhoria ambiental substancial no ambiente urbano da ARU.

Por último, mas talvez com maior relevo, temos a vertente social

O objectivo primordial deste princípio, na sua vertente social, é atrair a população para os espaços reabilitados e, consequentemente, criar as condições necessárias ao aumento do tecido urbano desses mesmos espaços, quer num movimento de fora para dentro (procura de habitação e fixação), quer num movimento de dentro para fora (abertura desses espaços ao resto da cidade), por forma a conseguir maior coesão social.