Translate this Page
ONLINE
1


Partilhe esta Página


 


Onde estamos
Onde estamos

Brasões e Bandeiras Economia Historia do concelho
Lendas e tradições Onde estamos Referências turisticas

 

Onde Estamos

 

Coordenadas: Centro de Sátão
 
40.741928762910696 -7.733318209648132

Localização Geográfica:

A Vila de Sátão encontra-se no coração do Planalto da Beira Alta, integrando o distrito de Viseu e fazendo parte da Região de Turismo do Centro. Limita-se ao Norte com o Concelho de Moimenta da Beira, a Nordeste com Sernancelhe, a Noroeste com Vila Nova de Paiva, a Oeste com Viseu, ao Sul com Penalva do Castelo e a Este com Aguiar da Beira, pertencente ao Distrito da Guarda.

O concelho de Sátão, inserido no distrito de Viseu, está situado na Região Centro (NUT II) e no Dão-Lafões (NUT III). Com aproximadamente 200 km² de extensão, abriga uma população de 12.444 habitantes, conforme os censos de 2011. Divide-se em 9 Freguesias: AvelalFerreira de AvesMiômaRio de MoinhosSão Miguel de Vila BoaSátãoSilvã de CimaUnião de Freguesias Águas Boas e Forles e União de Freguesias Decermilo, Romãs e Vila Longa.

A Riqueza da Região:

Para além da localização geográfica, é crucial mergulhar no cerne desta região. Observar não apenas o óbvio, mas projetar nosso olhar para a simplicidade de uma flor campestre que insiste em dar vida e cor à paisagem mais agreste. Notar os pequenos riachos que saltitam, revelando que, na dureza das rochas e na aridez da paisagem, a vida persiste em existir.

Esta região é muito mais do que um ponto no mapa; é um cenário de magníficas paisagens verdejantes, riquezas históricas, monumentos robustos, tradições, cultura, artesanato e histórias cativantes de cada aldeia. Além disso, uma variedade de festas, feiras, romarias e a renomada gastronomia, incluindo o vinho do Dão, são convites irresistíveis para uma visita inesquecível às terras de Sátão.

A generosa hospitalidade e a arte de bem receber são traços distintivos que tornam esta região única. Convidamos todos a explorarem Sátão, não apenas como um destino no mapa, mas como uma experiência enriquecedora que transcende as fronteiras geográficas.