Translate this Page
ONLINE
3


Partilhe esta Página


 


Historia do concelho
Historia do concelho

 

Brasões e Bandeiras Economia Historia do concelho
Lendas e tradições Onde estamos Referências turisticas

 

Historia

Este é um dos concelhos mais antigos de Portugal, tendo recebido o foral do Conde D. Henrique e D. Teresa em 9 de maio de 1111. Em 1834, a união de seis antigos concelhos deu origem ao atual concelho de Sátão.

A origem da palavra 'Sátão' remonta a tempos imemoriais, e a raiz exata permanece incerta. Diversas hipóteses são defendidas quanto à sua etimologia, podendo ser de origem latina, arabizada, céltica, romana ou mesmo germânica. A teoria mais aceita sugere que se origina de "Terram Satam ou Sattam", derivando do verbo latino "sero" (semear), significando terra semeada ou suscetível de o ser. Na verdade, o terreno da freguesia do Sátão e de áreas circundantes, como Barreiros e parte de Miôma, não possuía pedreiras, sendo todo apto para a agricultura. Os montes do Sátão, atualmente cobertos por soutos e pinhais, produziam batatas, centeio e trigo devido aos solos férteis.

Outra hipótese sugere que 'Sátão' deriva de "Terram Septram", semelhante a Ceuta no Norte de África, originada do verbo "sepio" (cercar), significando terra cercada. Neste caso, não por montanhas ou grandes cursos de água, mas pelo relevo especial que tornava o acesso por boas estradas muito difícil, originando as famosas 'Curvas de Sátão'.

Essas terras foram palco de contendas desde a pré-história, e as perseguições e batalhas aqui travadas não foram esquecidas, evidenciadas nas igrejas locais como prova da fé deste povo.
O nativo ou habitante de Sátão é chamado de satanense ou satense.