Translate this Page
ONLINE
1


Partilhe esta Página


 


Conhecer o concelho Circuitos pedonais
Conhecer o concelho Circuitos pedonais

 

Conhecer o concelho
Biblioteca Municipal  Caça e Pesca Casa da Cultura Cinema
Cicerone Circuitos Pedonais Culturais Divertimentos Etnografia
Festas Feiras e Romarias Folhetos Jardins e Parques infantis Livro turismo
Locais a visitar Museus Mapas do concelho Pavilhão Gimnodesportivo
Percursos pedonais Pista de Moto-quatro e Moto-Cross Praias fluviais e piscina  Rotas - Roteiros 

   

Avelal Ferreira de Aves Mioma
Rio de Moinhos São Miguel de Vila Boa  Sátão
Silvã de Cima União de freguesias Aguas Boas e Forles União freguesias  --  Decermilo -- Romãs -- Vila Longa

 

Clicar se querem saber mais sobre a aldeia de Rãs na freguesia de Romãs

    Foral

O município de Sátão situa-se na Zona do Planalto da Beira Alta, está integrada no distrito de Viseu, fazendo parte da região de turismo do Centro. O concelho encontra-se limitado a Norte pelo Concelho de Moimenta da Beira, a Nordeste por Sernancelhe, a Noroeste por Vila Nova de Paiva, a Oeste por Viseu, a Sul por Penalva do Castelo e a Este por Aguiar da Beira que pertence ao Distrito da Guarda.

Tem uma área com cerca de 200 km2, com uma população de 12.444 habitantes (censos de 2011) e está subdividido em 9 freguesias: Avelal; Ferreira de Aves; Mioma; Rio de moinhos; São Miguel de Vila Boa; Sátão; Silvã de Cima; União de freguesias de Aguas Boas e Forles e União de freguesias de Decermilo, Romãs e Vila Longa.

Todas possuidoras de magníficas paisagens verdejantes, riquezas históricas, robustez de monumentos, tradições, cultura, artesanato, histórias e costumes de cada aldeia, aliadas a um vasto leque de festas, feiras, romarias, gastronomia típica e o famosíssimo vinho do Dão, sem esquecer a generosa hospitalidade e a arte de bem receber, são factores que por si só garantem e recomendam uma inesquecível visita por terras de Sátão.

Mais do que contextualizar geográficamente esta região, importa dizer que devemos olhá-la no seu âmago, ver para além do óbvio projectar o nosso olhar para a simplicidade de uma flor campestre, mas que teima em dar vida e cor à paisagem mais agreste. Dar conta de pequenos riachos, que saltitam e mostram que, na dureza das rochas e na aridez da paisagem, a vida tem como existir.

Poderemos dizer que apesar da evolução dos tempos, das mentalidades e das necessidades, este povo soube preservar o seu legado. Gentes que dão valor às tradições e ao seu património. Sátão é uma região de características rurais, sendo o sector agrícola a sua maior fonte de riqueza, destacando-se também os subsectores vegetais, animal e florestal.

Este é um dos concelhos mais antigos de Portugal, tendo-lhe sido outorgado foral pelo Conde D. Henrique e D. Teresa em 9 de Maio de 1111. Em 1834, com a união de 6 velhos concelhos, nasce o actual concelho de Sátão.

Temos a certeza que todo o percurso da história deu a este povo o que o caracteriza – lutar contra as adversidades, sejam elas climáticas, temporais ou sociais. Lutam com zelo pelas suas terras, pelo seu património, pelos seus costumes e tradições. Aproveitaram ao máximo o que a terra lhes podia dar.

Nesta região o sector turístico abarca um conjunto de potencialidades que vai do património arquitectónico ao natural e cultural, pois foi desde tempos longínquos, berço de algumas figuras ilustres de renome nacional, que exaltaram a grandeza estóica por que este povo se pautou desde tempos imemoriais.

Neste trabalho procurei fabricar um produto onde busco coligar o percurso pedonal com o aproveitamento cultural, mostrando conteúdos menos conhecidos.

Procurando em simultâneo mostrar valências que vos possa motivar interesse em virem ajudar a repovoar este Município.