Translate this Page
ONLINE
1



 


PATRIMÓNIO
PATRIMÓNIO

  t

Património

Características  de um património:  O conceito de Património não existe isolado. Só existe em relação a alguma coisa. Podemos dizer que Património é o conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente. É o legado que herdamos do passado e que transmitimos a gerações futuras. 
O Património pode ser classificado em Ambiental/Natural, Cultural e Histórico
.

A principal característica de um património é que a sua conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do lugar e de seu povo, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.

Documentos patrimoniais: São aqueles que contêm informações relevantes, e que ensinam os mecanismos por meio dos quais uma sociedade se organiza e transforma.

Património ambiental-natural: Refere-se a um bem natural que, dado o seu valor em termos de biodiversidade, valor económico ou paisagístico, merece ser protegido pela sociedade. É a inter-relação do homem com seus semelhantes e tudo o que o envolve, como o meio ambiente, fauna, flora, ar, minerais, rios, oceanos, e tudo o que eles contêm. Esses elementos estão em contacto com o homem, e acabam interagindo, e até mesmo interferindo no seu quotidiano.

Património cultural: É o conjunto de bens materiais ou imateriais que pelo seu valor próprio e histórico, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo através de seus cantos, comidas típicas, costumes, danças, festas, jogos, lendas, linguagem, religiões, rituais, superstições, tradições.

Através do património cultural é possível consciencializar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local, adequando-os à sua própria história.

Uma das principais fontes de património cultural está nos sítios arqueológicos que revelam a história de civilizações antiquíssimas.

Do património cultural fazem parte bens móveis e imóveis

Um património cultural pode ser Material ou Imaterial.

  • --Património material podemos dizer que são os aspectos mais concretos da vida humana, e que fornecem informações sobre as pessoas, incluindo o conjunto de manifestações populares de um povo, transmitidos oral ou gestualmente, recriados e modificados ao longo do tempo.
  • --Património imaterial podemos dizer que são os locais e conteúdos dotados de expressivos valores para a História, assim como as paisagens. A escolha desse tipo de património acontece de 2 em 2 anos, através de um júri internacional.

 "O Património Cultural de uma nação, de uma região ou de uma comunidade é composto de todas as expressões materiais e espirituais que lhe constituem, incluindo o meio ambiente natural".(Declaração de Caracas - 1992)

Património histórico: É o conjunto de bens que contam a história de uma geração através de sua arquitectura, que se referem bens móveis, imóveis ou naturais, que possuam valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico, vestes, acessórios, mobílias, utensílios, armas, ferramentas, meios de transportes, obras de arte, documentos. 

Até final da década de 1970, tinha carácter político/elitista. A partir de 1980, passaram a ser consideradas outras etnias e classes sociais.

O Património Histórico é importante para a compreensão da identidade histórica, para que os seus bens não se desarmonizem ou desequilibrem, e para manter vivos os usos e costumes populares de uma determinada sociedade. 


  topo