Translate this Page
ONLINE
1


Partilhe esta Página


 


Rota do Religioso
Rota do Religioso

 

Rota Arqueológica Rota Estrada do Nascente

         Rota do Míscaro

Rota dos Pelourinhos
Rota do Religioso Rota do Sol

 Rota Terras Alto Vouga

Rota Todo Terreno

Na Beira interior o românico surge com uma densidade relativamente baixa e os monumentos que subsistem encontram-se bastante dispersos. A rota que aqui se propõe compreende algumas freguesias do Concelho de Sátão. A região é facilmente acessível a partir do litoral (tomando a A25 perto de Aveiro, a IP3 em Coimbra, a A24) e saindo no nó de Sátão, onde tem início o percurso proposto.

Número de pontos religiosos: 30

Percurso total: xx km

Duração recomendada: ?? horas

 

Ver e ou imprimir folheto rota do Religioso  

Freguesia Avelal

15-Igreja Matriz de Avelal

Não consegui recolher qualquer referência

15A-Capela de Stª Bárbara

Não consegui recolher qualquer referência 

15B-Capela e santuário do Sr. da Agonia

O Sr. da Agonia é uma festa antiquissima, perdendo-se pelos tempos a sua origem, aparecendo em alguns livros que tambem se terá chamado Sr. dos Aflitos.

Freguesia Ferreira de Aves

4-Igreja matriz de Ferreira de Aves em Castelo

De origem românica, esta igreja datada do séc. XII foi reedificada no séc. XVIII.O portal lateral é românico, com duas arquivoltas, capitéis e ábacos decorados com elementos fitomórficos e zoomórficos. O tímpano é decorado com um animal simbólico. No interior merecem destaque os altares em talha dourada. (I.I.P.)

7-Convento do Sr. Cristo da Fraga

O Convento da Fraga fica localizado na localidade de Fraga, freguesia de Ferreira de Aves, concelho de Sátão. O Convento localiza-se numa fraga, num vale ameno e fértil, protegido do vento norte pela Serra. É ladeado pelo rio Vouga. Conforme Alexandre Alves, em Memórias do Santuário e Convento do Senhor Santo Cristo da Fraga, refere: “ A 15 de Junho de 1742, diz o Cónego Agostinho que ele fora um dos quatro capitulares assistente à cerimónia do lançamento da primeira pedra da nova Igreja do Convento.” Os últimos anos de Frei Joaquim de Santa Rosa de Viterbo foram passados no Convento do Senhor Santo Cristo da Fraga, onde viria a falecer.

8-Convento de Santa Eufémia

A igreja do Convento de Santa Eufémia, do século XII, conserva os portais românico-góticos originais. O interior é revestido de azulejos do tipo tapete do século XVII que merecem um olhar atento. Nos cinco altares de talha dourada (século XVIII) mantêm-se expostas algumas imagens seiscentistas.Viria a ser extinto em 1891, data em que faleceu a última religiosa professa, Dona Joana Carolina de S. José. Deste que foi um dos mais antigos conventos da Beira, hoje resta apenas a Capela

Freguesia Mioma

 

3-Igreja matriz de Mioma

Construída no século XVII e melhorada no século XVIII com a execução dos retábulos colaterais, está consagrada a S. Pedro. A fachada do templo termina em empena, sineira adossada do lado direito da fachada

 

3A-Capela de S. Miguel

"Fontainhas"  Mioma

Freguesia Rio de Moinhos

Igreja Matriz de Rio de Moinhos

17-Igreja Matriz de Rio de Moinhos

Esta igreja Matriz de estilo românico, na qual se destaca a rica tribuna do altar-mor, encontra-se em bom estado de conservação.

17A-Capela da Nª Srª dos Prazeres

Podemos ver a imagem da Nª Srª dos Prazeres que pelo seu tamanho, dinamismo e expressão, se insere no estilo barroco, século XVIII. Esta capela foi escolhida para sede da irmandade do mesmo nome.

  17B-Capela de Nª Srª dos Milagres Não consegui recolher qualquer referência
  17C-Capela de Nª Srª da Conceição Não consegui recolher qualquer referência
  17D-Capela de Santa Luzia Não consegui recolher qualquer referência
  17E-Nicho do Sagrado Coração de Maria

Freguesia São Miguel de Vila Boa

 

18-Capela do Ladário

 

Não consegui recolher qualquer referência nem  localização.

19-Capela Nª Srª da Esperança

Igreja Matriz de São Miguel de Vila Boa

20-Igreja Matriz de Sº Miguel de Vila Boa

A Igreja Paroquial de S. Miguel foi construída no século XVII, embora tenha sofrido remodelações nos finais do século XX. Destaca-se na porta principal um Sacrário com Cristo Ressuscitado. No interior, salienta-se um frontal de altar decorado com dois pelicanos.

Freguesia Sátão

1-Igreja matriz de Sátão

Esta Igreja é do Séc. XII. No seu interior destaca-se a sacristia e a talha.
2-Antigo Convento da Nossa Srª. da Oliva do Tojal 

Prosseguimos para Tojal e vamos encontrar a igreja do antigo Convento Nª Srª da Oliva, onde nos espera um dos mais interessantes templos da região:

Freguesia Silvã de Cima

Igreja Paroquial da Silvã de Cima

 

16-Igreja paroquial de Silvã de Cima

A Igreja de Silvã de Cima, tal como agora está é do século XVIII e no arco do cruzeiro pode ler-se a data de 1791. No entanto, a sua tribuna dourada, com o valioso sacrário, é mais antiga, pois data dos finais do século XVI ou principios do século XVII.
Para saber tudo sobre Silvã de Cima aceda a http://www.terralusa.net/index.php?site=137&sec=part5

União freguesias de Águas Boas e Forles

Águas Boas

6-Igreja Matriz de Aguas Boas

Recheada de valiosa arte sacra. infelizmente é a unica informação que tenho                                                                                         

Forles

5-Igreja Matriz de Forles

A igreja Consagrada a Stª Luzia na passagem do século XVII para o XVIII, a igreja foi dotada de tribunas da talha dourada, com colunas e arcos salomónicos (em espiral)

União de freguesias Decermilo, Romãs e Vila Longa

Decermilo

14-Igreja Matriz de Decermilo

Não consegui recolher qualquer referência 

14A-Capela de Santo Antonio

Não consegui recolher qualquer referência

14b-Capela Mártir S. Sebastião

A Capela do Martir São Sebastião seria talvez a igreja paroquial antes da actual ter sido construida, dai ser já bastante antiga. Esta capela tem uma irmandade que data de 1726 e que ainda existe.

Romãs

 9-Santuário Sr. dos Caminhos

O santuário de Nosso Senhor dos Caminhos situa-se na aldeia de Rãs, frequesia de Romãs, perto da N229 que liga Viseu a Aguiar da Beira, em tempos era local de passagem de almocreves que vinham às freguesias proximas e peregrinos que se dirigiam para o santuário de Nossa Senhora da Lapa. Devido ao aumento do movimento de pessoas no local foi construido um pequeno nicho onde podia ser depositadas esmolas, mais tarde foi edificada uma pequena capela em honra do Senhor dos Caminhos. Só em 1909 foi construida a actual capela e o restante envolvente do santuário. No domingo da Santissima Trindade (8º domingo depois da Páscoa) realiza-se a romaria anual do Senhor dos Caminhos, o santuário acolhe milhares de pessoas e viaturas que se deslocam de todos os pontos de Portugal e não só.O santuário oferece excelentes condições de lazer, para além da imponente Igreja, existem mesas espalhadas por todo o recinto e à direita da igreja existe uma nascente com água potável. Ao lado da Igreja, ocupando todo o adro, encontra-se um conjunto de colunas impressionante, feitas em granito, com cerca de 7 metros de altura, imponentes e belas. Ao longo de todo recinto encontramos também capitéis trabalhados com a representação da vida de cristo

10-Capela de Nª Srª da Ajuda

Não consegui recolher qualquer referência

12-Capela do Barrocal
 
"Comemora-se no dia 2 de Fev. de cada ano, a romaria de Nª Srª do Barrocal, em honra de Nª Srª das Candeias, orago da capela ali existente a que o povo chama Capela das Candeias, ou da Fevereirinha.
 
Esta romaria corresponderá, quase pela certa, considerando as particularidades do lugar e os respectivos achados, à cristianização do festival celta do primeiro dia de Fevereiro, conhecido por Imbolc "Purificação" ou Dia da Senhora, que honrava a deusa Brigitt, «filha do deus Dagda, a deusa tripla dos cabelos de ouro. Era a mãe, a filha e a esposa dos deuses das origens e dos primeiros druidas. Personificava a poesia, a saúde, a força, a adivinhação, a inteligência e protegia o lar». O processo da cristianização, perante a dificuldade em erradicar as múltiplas manifestações da religião e dos costumes pagãos, transformou esta deusa Brígida em Santa Brígida, arvoradando-a em padroeira da Irlanda, com culto generalizado nesse mesmo dia 1 de Fevereiro"
 
Em http://www.vivaaras.blogspot.pt/ poderá conhecer mais Barrocal e a sua historia
13-Igreja Matriz e de S. Jerónimo
 
 
Não consegui recolher qualquer referência
 

Vila Longa

  Para saber tudo sobre Vila Longa Sátão aceda a http://www.terralusa.net/index.php?site=109&sec=part5

11-Igreja Matriz de Vila Longa

Templo construído em 1844 e dedicado a Nossa Senhora da Graça. O interior apresenta talha dourada, com traços do estilo barroco

11A-Capela de S. Tiago

Construída em 1765, situa-se numa zona airosa donde se observa grande parte da povoação. O interior apresenta talha dourada, com traços do estilo barroco; Capela de S. Tiago, Construída em 1765.

  11B-Nichos de Nª Srª da Boa Viagem e de Nª Srª de Fátima
 
Roteiro religioso do Concelho de Sátão