Míscaros - Cogumelos
Como Satense inconformado com a pouca informação que este Concelho (Satão) que se assume como capital do míscaro, disponibiliza sobre este produto, atrevi-me a compilar conteúdos recolhidos através do Google que pudessem amenizar este descuido.
Os cogumelos comestíveis para além do sabor, aroma e textura agradáveis, possuem propriedades nutricionais que produzem diversos benefícios à saúde. São ricos em proteínas e apresentam um baixo teor de gorduras, um elevado conteúdo de hidratos de carbono e fibras, e teores significativos em vitaminas e minerais.
Nomeadamente algumas espécies:
Controlam a pressão arterial
Baixam o colesterol
Matam bactérias
Previnem o cancro
Fortalecem os ossos (ver em Propriedades Medicinais)
A produção de cogumelos domésticos em troncos e em canteiros é uma alternativa viável, quer para os cidadãos em geral que assim podem ter este recurso disponível para a sua alimentação, quer para as unidades de Turismo Rural que ao criarem canteiros ou jardins de cogumelos aumentam a atractibilidade da sua oferta, quer para produtores que pretendam apostar nesta produção para fins económicos. A produção de cogumelos segundo o Modo de Produção Biológico liberta a pressão sobre os cogumelos silvestres e protege a biodiversidade.
Existe uma variedade enorme de cogumelos, que se diferenciam pelo tamanho, cor, forma e principalmente pelo fato de poderem ser comestivei, venenosos ou alucinogesicos:
Tudo sobre cogumelos, comestíveis, domésticos, selvagens, silvestres, venenosos, alucinogénico etc,, seus benefícios e seus danos.
Lista de míscaros comestíveis de Portugal.
Se têm dificuldade em reconhecer cogumelos venenosos,
pela VOSSA saúde, não apanhem cogumelos.