Translate this Page
ONLINE
1



 


Rotas e Roteiros
Rotas e Roteiros

 topo 

 

Rota Arqueológica Rota Estrada do Nascente

           Rota do Míscaro

Rota dos Pelourinhos
Rota do Religioso Rota do Sol Rota Terras do Alto Vouga Rota Todo Terreno

 

               

Sátão: um concelho magnífico

Estacionar no Largo de São Bernardo e partir para um passeio pela vila (capital do Concelho onde pode visitar a Igreja Matriz; o Museu; a Biblioteca; o jardim; a Casa da Cultura; a piscina; e o vasto comércio instalado. Fazer um desvio até ao lugar de Tojal, onde existe a Igreja do Convento de N.ª Sr.ª da Oliva. Seguir pela E. N. 229 em direcção a Viseu, virando à esquerda no cruzamento que indica Contige. Cerca de 300 metros após está um imponente eucalipto, um dos maiores de Portugal. Passar por Contige, seguir até ao Ladário onde poderá conhecer o seu Pelourinho e cortar à esquerda para Rio de Moinhos aqui pode visitar os  antigos Paços do Concelho, (no lugar de Casal do Meio), o Solar dos Viscondes do Banho e a Casa da Família Aguiar (no lugar de Casal de Cima), pode também visitar a Igreja matriz e a Igreja Nª Sr.ª dos Prazeres. Voltando a estrada em Rio de Moinhos, seguir até ao cruzamento com a E. N. 329 e seguir até ao Santuário do Senhor dos Caminhos, num aprazível local à beira do rio Vouga, podendo aproveitar para conhecer a praia fluvial do Trabule.  Voltar a Rãs pela mesma estrada seguindo à direita agora em direcção ao Sátão: Podendo em Avelal ir conhecer o Sr. aa Agonia, local aprazivel e preparado para um repasto, voltando a estrada n 229 seguir para Mioma, cortar à direita para Lamas e tomar a direcção de Queiriga, seguindo pelo vale do Vouga até à zona fluvial da Levada do Rato. Retomar a E. N. 229 em direcção ao Sátão.

Pelos caminhos de Sátão

«O património cultural e natural existente no concelho de Sátão pode ser admirado de diversas maneiras. Propomos-lhe um dos vários circuitos para o descobrir. No entanto, o visitante poderá explorar outros circuitos de acordo com os seus interesses. Para além das tradicionais rotas (Estrada do Nascente, Terras do Alto Vouga, Terras do Paiva e Rota do Sol), sugerimos-lhe um passeio que abrange as rotas referidas. Comece por ler um livro na Biblioteca Municipal de Sátão, onde encontra a monografia do concelho. Ao sair da Biblioteca vire à direita e percorra as famosas “curvas “ do Sátão, onde avistará em Contige a maior árvore de Portugal (em copa, perímetro, diâmetro e altura) – Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos, onde poderá comer o seu farnel. Continuando o seu percurso não deixe por visitar a Capela de Nossa Senhora do Barrocal em Romãs. Termine o seu passeio na Freguesia do Avelal visitando a Capela do Senhor da Agonia, sendo conhecida por se situar dentro de um rochedo. Volte à vila do Sátão onde poderá descansar deste longo passeio no Parque do Bussaquinho. E ..., continue à descoberta!»

topo

 

 

Rota Todo Terreno

Temos condições para a pratica de circuitos para 4 rodas, espero que os venham conhecer: De momento apenas tenho o mapa do percurso que já foi feito algumas vezes e que me foi disponibilizado pelo Sr. Paulo. telemóvel 934 775 710

topo