Translate this Page
ONLINE
1



 


Património Cultural
Património Cultural

 

Antas Artesanato Bustos Cruzeiros  
Fornos        Moinhos     
Gastronomia Imóveis Interesse Público e Municipal Monumentos históricos
Necrópoles Sepulturas Quintas Religioso  Solares

 

Fotos e Informação recolhida da CMSátão e do exterior
Arqueológico Arquitectónico
Arquitectónico - recolha exterior Natural
Fotos do Concelho disponibilizadas em Azimuttezero Fotos do Concelho disponibilizadas em mapav

  

Património Cultural

É o conjunto de bens materiais ou imateriais que pelo seu valor próprio e histórico, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo através de seus cantos, comidas típicas, costumes, danças, festas, Gastronomia, Jogos, lendas, linguagem, religiões, rituais, superstições, tradições.

Através do património cultural é possível consciencializar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local, adequando-os à sua própria história.

Uma das principais fontes de património cultural está nos sítios arqueológicos que revelam a história de civilizações antiquíssimas.

Do património cultural fazem parte bens imóveis e móveis

 

Um património cultural pode ser Material ou Imaterial.

  • --Património material podemos dizer que são os aspectos mais concretos da vida humana, e que fornecem informações sobre as pessoas, incluindo o conjunto de manifestações populares de um povo, transmitidos oral ou gestualmente, recriados e modificados ao longo do tempo.
  • --Património imaterial podemos dizer que são os locais e conteúdos dotados de expressivos valores para a História, assim como as paisagens. A escolha desse tipo de património acontece de 2 em 2 anos, através de um júri internacional.

"O Património Cultural de uma nação, de uma região ou de uma comunidade é composto de todas as expressões materiais e espirituais que lhe constituem, incluindo o meio ambiente natural".(Declaração de Caracas - 1992).

  topo