Translate this Page
ONLINE
1



 


GASTRONOMIA - Miscaros e cogumelos
GASTRONOMIA - Miscaros e cogumelos

Míscaros - Cogumelos

 

Como Satense inconformado com a pouca informação que este Concelho (Satão) que se assume como capital do míscaro, disponibiliza sobre este produto, atrevi-me a compilar conteúdos recolhidos através do Google que pudessem amenizar este descuido.
Os cogumelos comestíveis para além do sabor, aroma e textura agradáveis, possuem propriedades nutricionais que produzem diversos benefícios à saúde. São ricos em proteínas e apresentam um baixo teor de gorduras, um elevado conteúdo de hidratos de carbono e fibras, e teores significativos em vitaminas e minerais.

Nomeadamente algumas espécies:
Controlam a pressão arterial
Baixam o colesterol
Matam bactérias
Previnem o cancro
Fortalecem os ossos (ver em Propriedades Medicinais)

A produção de cogumelos domésticos em troncos e em canteiros é uma alternativa viável, quer para os cidadãos em geral que assim podem ter este recurso disponível para a sua alimentação, quer para as unidades de Turismo Rural que ao criarem canteiros ou jardins de cogumelos aumentam a atractibilidade da sua oferta, quer para produtores que pretendam apostar nesta produção para fins económicos. A produção de cogumelos segundo o Modo de Produção Biológico liberta a pressão sobre os cogumelos silvestres e protege a biodiversidade.

 

 

Existe uma variedade enorme de cogumelos, que se diferenciam pelo tamanho, cor, forma e principalmente pelo fato de serem:

Cogumelos domésticos
Em Portugal, o mais comum dos cogumelos domésticos comestíveis é o champignon de Paris.
Na culinária este cogumelo presta-se a um grande número de receitas e molhos, sendo muito apreciado pelo seu sabor e consistência especiais.

Cogumelos selvagens
Em Portugal, temos vários tipos de cogumelos selvagens sendo todos eles muito apreciados pelo seu sabor e qualidades gustativas dos quais são preparadas várias receitas, mais receitas e mais receitas e outras especialidades.

Cogumelos venenosos
Existe uma grande quantidade de cogumelos venosos pelo que não havendo conhecimento sobre a venosidade deste ou daquele cogumelo se recomenda que o não colham.

10 dos cogumelos mais venenosos em Portugal

 

Se têm dificuldade em reconhecer cogumelos venenosos, pela sua saúde, não apanhe cogumelos.